Atenção as ações comunitárias na formação de Biomédicos
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Resumo
Os tradicionais conceitos metodológicos na formação de biomédicos e outros profissionais de saúde são obsoletos na atual conjectura social. A linearidade das atividades técnicas são insuficientes e impedem a indissociabilidade entre a teoria e a prática no âmbito social e laboral, elaborando um paradigma mecanicista que se sobrepõe aos aspectos sociais de saúde. O ensino diferencial em saúde pública permite desenvolver uma nova perspectiva de saúde e doença, à medida que entende-se que esse processo é coletivo e consequência de aspectos biológicos resultantes de uma agressão externa de um meio social insalubre. A atual pesquisa de campo visa demonstrar a importância de se atuar ativamente em ações comunitárias em prol do desenvolvimento da atenção a saúde pública com atividades técnicas para diagnóstico laboratorial, através da análise coproparasitológica estatística e aplicação de medidas orientativas de saúde e higiene em público alvo de mesmo perfil socioeconomico, a partir de práticas educacionais que vinculem ações de promoção de saúde e prevenção de doenças decorrentes de intervenções periódicas definidas que atuem de formas estruturalmente distintas, otimizando as estratégias utilizadas em prol de um mesmo fim. Por meio de metodologia ativa autodidática, foram elaboradas estratégias de ações de prevenção a enteroprasitoses infantis para a prática avaliativa de coleta de materiais biológicos, analisados em laboratório pelos educandos através das técnicas de Hoffman, Pons & Janner e Ritchie, concomitantemente a criação de atividades lúdicas para a promoção de saúde, evidenciando os hábitos de bem-estar com aplicação supervisionada periódica, considerando-se a prática observacional das atividades, para posterior correlação de eficiência e eficácia dos métodos utilizados. As ações preventivas foram evidenciadas a partir dos dados obtidos, nos quais 34,6% das amostras foram positivas, sendo 12,5% infecções por helmintos e 87,5% por protozoários, estando em conformidade com a literatura científica, enquanto a percepção resultante da promoção à saúde permitiu inferir que o desenvolvimento de práticas de cunho profilático exercem mudanças nos hábitos quando há comunicação clara e didática, devidamente exposta e compreendida, impactando, assim, na rotina da população da região, contribuindo à construção de atividades colaborativas que antecedem a formação de indivíduos comportamental e analiticamente preparados para o dinamismo encontrado na saúde pública.
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